Palestrantes convidados abordaram assuntos como inteligência emocional e competências socioemocionais
Por Assessoria de Imprensa
Duas palestras e uma mesa-redonda com interatividade dos alunos marcaram a programação da Aula Magna, que inaugurou oficialmente o segundo semestre do Ano Letivo 2025 da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Adamantina na noite desta segunda-feira, 25.
O evento foi realizado no Anfiteatro Municipal “Fernando Paloni”, como um momento especial de acolhimento e reflexão, não apenas para os estudantes, mas também para convidados da comunidade local.
A programação da noite contou com duas palestras que abordaram temas essenciais para a formação pessoal e profissional dos alunos. A primeira foi ministrada por William Sanchez Camilo, assistente jurídico em 2ª Instância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), e teve como tema “Inteligência Emocional”. Em um mundo cada vez mais dinâmico e desafiador, desenvolver a capacidade de compreender e lidar com as próprias emoções é uma habilidade fundamental para o sucesso em diversas áreas da vida.
Na sequência, o psicólogo Adalberto Matos conduziu a palestra “Comportamento e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais”, com foco na importância dessas habilidades nas relações interpessoais, no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho. Ambas as falas provocaram reflexões profundas e inspiradoras entre os presentes.
Um dos destaques deste ano foi a abertura do evento à participação da comunidade. Pela primeira vez, a Aula Magna da Fatec Adamantina contou com a presença de representantes externos, como as Mulheres Empreendedoras — iniciativa vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico — e empresários ligados ao Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região (Sincomercio Alta Paulista).
Para os calouros que ingressaram neste segundo semestre, a Aula Magna representa um primeiro contato com a vivência acadêmica da Fatec e seus valores. Para os veteranos, é uma oportunidade de renovar o entusiasmo pelos estudos e aprofundar competências que vão além do conteúdo técnico.